Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Conheça cinco dos melhores hotéis de enoturismo no ano de 2016 na Espanha, segundo o site Trivago – um brinde à safra 2016 do bom gosto!


Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado amigo ou amiga, neste mundo da internet nós podemos ter acesso a várias fontes de informação e conhecer diferentes opiniões. O portal de busca Trivago apresentou sua seleção de 2016 dos 10 melhores hotéis para desfrutar o melhor do enoturismo ou turismo do vinho na Espanha. A avaliação foi feita considerando a localização, as instalações, atividades oferecidas e evidentemente a possibilidade de degustar os vinhos de qualidade da região. Para que você possa saborear com detalhes, In Vino Viajas apresenta cinco destes hotéis para você.

1. Valbusenda Hotel Resort & Spa (Toro, Zamora)

O Valbusenda Hotel Resort & Spa fica na cidade de Toro, Zamora, na província de
Castela e Leão, uma pequena comunidade com uma população de menos de 10.000 habitantes. O hotel oferece quartos e suites de luxo com um toque minimalista, com uma vista espetacular sobre as vinhas circundantes do hotel – veja a foto que abre esta matéria. Tem um spa para aproveitar os benefícios médicos das uvas, com base nos mais recentes tratamentos e técnicas medicinais ligados a vinificação. No restaurante do hotel, o Cloud Restaurant (foto abaixo), elegância e tradição caminham lado a lado, mas o destaque é a gastronomia típica e os produtos regionais.

Das janelas do hotel dá para ver a adega, o rico vale do rio Douro e do Jardim Ampelográfico com mais de 250 variedades de uva de todo o mundo (foto acima). Lembro que Zamora tem a maior coleção de edifícios românicos em toda a Espanha e a cidade de Toro já é considerada um centro vinicultor importante. 

 
2. Cava & Hotel Mastinell (Penedés, Barcelona)

O Mastinell Cava & Hotel está localizado em uma área privilegiada de Penedés, uma das mais importantes regiões produtoras de espumantes (cavas) da Espanha. Seu design respeita a essência da arquitetura catalã, que se reflete na fachada ao estilo de Gaudi que imita garrafas e combina o horizonte com os hectares de vinhas que a rodeiam – veja na foto abaixo.

Entre as atividades oferecidos pelo resort incluem tratamentos de cavaterapia e terapia do vinho, degustações ao ar livre, visitas à adega Mastinell, um curso introdutório à Denominação de Origem DO Penedés, um passeio entre vinhedos de bicicleta ou segway e brincar se divertindo com o método tradicional de pisa das uvas na vindima.
 
3. Hacienda Manor Nevada (Villamena, Granada)

Projetado pelo arquiteto Jesus del Valle, este hotel de quatro estrelas tem 25 quartos com vista para as vinhas e para os picos da Sierra Nevada (foto acima). Sua adega e o vinhedo de 21 hectares estão localizado em um terreno de ardósia de montanhas, um terroir adequado para a vindima de uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Trempanillo.
 
O hotel tem a sua própria adega, que pode ser visitada no roteiro organizado a partir da videira, até degustação. Também são oferecidos cursos introdutórios para degustação e conhecimento do processo, a partir da produção até o envelhecimento. O pessoal do hotel também organiza excursões pela cidade com guias locais que conhecem cada canto e lenda das ruas estreitas de paralelepípedos de Villamena. 
 
4. Quinta de San Amaro (Meaño, Pontevedra)

A Quinta de San Amaro é o local perfeito para descobrir os segredos dos vinhos da Galícia. Durante a época da colheita o hotel organiza vinícolas exclusivas e rotas do vinho em torno de Galicia, visita o Bierzo e o Norte de Portugal para descobrir vinhos de Rias Baixas e Ribeiro. Você também pode descobrir Meaño com caminhadas pela cidade que abriga o hotel, e visitar vinícolas locais.
A Quinta dispõe de 14 quartos acolhedores e um pequeno restaurante entre as vinhas de Valle del Salnés. No seu restaurante (acima) você poderá saborear pratos sazonais com base em ingredientes frescos do mercado local, juntamente com uma lista de vinhos variada, estrelado por Rias Baixas, ótimos brancos. Nesta região fica a cidade de Cambados que foi eleita a Capital Europeia do Vinho 2017.
 
5. Cal Llop (Gratallops, Tarragona)

O Cal Llop é um hotel boutique localizado no coração de Priorat, em Tarragona. Das varandas deste hotel charmoso localizado em uma casa centenária com vista para a cidade emblemática de Gratallops, você poderá contemplar os vinhedos (foto acima). O hotel fica a uma curta caminhada de vinícolas famosas como Alvaro Palacios Priorat, Clos Mogador, Clos Martinet e Clos de l'Obac e existem visitas organizadas para um lagar de azeite tradicional.

Além do conforto do hotel você pode fazer passeios com visitas e degustações personalizadas, caminhadas e passeios de bicicleta entre vinhedos e visitas a lugares mágicos como o Mosteiro Scala Dei ou a aldeia histórica de Siurana. O restaurante Boca del Llop oferece culinária mediterrânea acompanhada por uma carta de vinhos com os sabores DOQ Priorat e Montsant. O que nnao é pouca coisa, meu caro leitor ou leitora.

Um bride ao bom gosto! 

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas a partir de São Paulo, Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário