Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Cambados, na Galícia, Espanha, é a Cidade Europeia do Vinho 2017: conheça seu patrimônio cultural, história e seus vinhos Alvarinho da D.O. Rias Baixas


Por Rogerio Ruschel (*)
Cambados, cidade da Galícia, Espanha, município turístico integrante da Denominação de Origem DO Rias Baixas e da Rota do Vinho Alvarinho foi eleita Cidade Europeia da Vinho 2017. O anúncio foi feito no evento de gala da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), realizada na Cidade Europeia do Vinho 2012, Palmela (Portugal), dia 4 de Novembro de 2016. Na foto abaixo o conselho da Recevin, sob o comando do presidente José Calixto, faz a análise das quatro candidaturas.
 Pelo acordo entre as entidades associadas que formam a Recevin (rede de produtores e de cerca de 800 cidades vinícolas de Áustria, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Eslovénia, Espanha e Portugal), este ano a escolha recairia sobre uma cidade espanhola e Cambados - a capital do vinho Alvarinho - venceu a concorrência pesada com três cidades finalistas, com forte tradição na vinicultura: Aranda del Duero (Burgos), Villafranca del Penedés (Barcelona) e La Palma del Condado ( Huelva, Andaluzia).
O projeto vencedor de Cambados, apresentado pela prefeita Fatima Abal, o conselheiro de Enoturismo José Ramón Abal e o gerente da Mancomunidade do Salnés, Ramón Guinarte, inclui um investimento de 450 mil euros para a realização de cerca de 80 atividades de enoturismo em 2017, que você vai conhecer aqui em breve. Aranda del Duero, capital vinícola da Ribera del Duero ficou surpresa com o resultado porque segundo a prefeita Raquel González, a comunidade tinha muito apoio popular e um belo projeto,no qual iria investir 2,5 milhões de Euros.

Cambados vai suceder as cidades italianas de Conegliano & Valdobbiadene, Cidades Europeias do Vinho 2016. Cambados é uma cidade litorânea e portuária com 13.500 habitantes na Provincia de Pontevedra, noroeste da Espanha, próxima da fronteira com Portugal (190 Kms da cidade de Porto) que atrai turistas por suas belezas naturais, patrimônio histórico, esportes de natureza e por seus vinhos brancos Albariño (Alvarinho em Portugal), que harmonizam perfeitamente com o grande destaque da gastronomia da região: os frutos do mar vendidos especialmente no Mercado de la Plaza.

Estive em Cambados (foto abaixo) como palestrante do Congresso Internacional de Enoturismo - edição Europa, evento realizado no Edificio Penã em julho de 2015 realizado pela Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), aliás criada em junho de 2014 em Cambados – veja entrevista no fim desta reportagem.

O Congresso teve o apoio dos Concelhos de Castelo de Viana (Portugal) e Cambados (Espanha), além da Xunta de Galizia. Na foto abaixo a prefeita Fatima Abal, ao centro, está co-presidindo a mesa do evento, ao lado de dirigentes da Aenotur.



Visitei a cidade, o litoral e o porto (fotos acima), o Conjunto Historico de Cambados que inclui a adega-monumento Palacio de Feniñanes, visitei bodegas e vi uma coisa rara: o  resultado do trabalho da maré que sobre e desce em um vinhedo da Bodega Lagar da Costa (fotos abaixo). 




Visitei várias lojas especializadas (fotos acima) e degustei vinhos da centanária Bodega Paco Baión com seus vinhedos fantásticos e sede com arquitetura arte deco (fotos abaixo; na foto do grupo visitante, a prefeita Fatima Abal está na frente, de roupa amarela).

Visitei e degustei alvarinhos de exportação também na extraordinária adega Martin Codax, uma das mais bonitas e bem organizadas para o turismo que já conheci – veja as fotos abaixo.


Quando você for a Cambados já como Cidade Europeia do Vinho 2017, aproveite para conhecer a Praça e o Palacio de Feniñanes com seu castelo e adega histórica (foto abaixo); as ruinas de Santa Mariña de Dozo (foto abaixo), a torre de San Saturnino e o Mirador da Pastorapara ter uma visão ampliada da cidade e do porto.

Mas principalmente aproveite para relaxar, passear pela cidade e região e comer os famosos frutos do mar acompanhado do badalado vinho Alvarinho. Brindo a esta sua experiência!
Saiba mais: Prefeito de Cambados e presidente da Aenotur mostra como a experiência internacional pode ajudar o desenvolvimento do enoturismo no Brasil - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2015/03/espanhol-que-preside-aenotur-apresenta.html
(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas a partir de São Paulo, Brasil, mas gosta de vinhos alvarinhos, turismo de qualidade e de beber com amigos de qualquer lugar do mundo


2 comentários:

  1. Ruschel, uma cidade com treze mil almas capital europeia do enoturismo. Exemplo para nos no Brasil e America do Sul! Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Pádua. E ganhou de fortes concorrente por cusa da mobilização comunitária. Abraços

      Excluir