Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Calçando vinho: conheça os enotenis da Nike e Adidas, os calçados criados para desportistas que amam vinhos


Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, se você gosta de vinhos e pratica esportes, fique atento: a Nike e Adidas, os gigantes do mundo dos calçados e das chuteiras, estão de olho nos seus pés. A estratégia dos fabricantes foi semelhante: lançar um modelo de tenis tematizado com o vinho (podemos chamá-los de “enotenis”?) para homenagear um atleta famoso que gosta de vinhos. Com um detalhe: ambos jogam (ou jogavam) nos Estados Unidos – um mercado gigantesco no consumo de vinhos e de tenis.


A Adidas foi a primeira. Em maio de 2016 a empresa alemã que tem 55.000 funcionários em 160 paises lançou a linha “Adidas Wine Pack” apresentada como uma homenagem a Kobe Bryant, ex-jogador de basquete do Los Angeles Lakers, onde fez história ao lado de Shaquille O’Neal. A coleção da Adidas tinha modelos nas cores branco e vinho, com detalhes em cortiça.

Segundo a Adidas, a homenagem foi feita porque assim como o vinho, o jogo de Bryant “melhorava ao longo dos anos”.  E tinha que ter um argumento como esse por uma razão muito simples: a Adidas tinha patrocinado Kobe entre 1999 e 2002, mas na época do lançamento Kobe Bryant era patrocinado pela concorrente Nike.

Pois quatro meses depois, em setembro de 2016, a norte-americana Nike deu o troco e lançou uma edição especial de tênis do modelo Tempo Legend 6 na cor Vinho, a predileta do atleta italiano Andrea Pirlo, que está nos Estados Unidos desde 2015, jogando no New York City.

Pirlo, considerado o melhor jogador do mundo quando a Italia ganhou a Copa do Mundo em 2006, jogou com Ronaldo na Internazionale em 1998, depois na Inter de Milão até 2011, de onde foi para a Juventus desacreditado, mas acabou sendo fundamental para levar o time ao bicampeonato italiano.

Hoje com 37 anos, Pirlo sempre foi um amante do vinho desde a infância em Flero, um pequeno vilarejo com 8.600 habitantes na Lombardia, Itália, onde passou a infância rodeado por vinhedos e vivendo pessoalmente a cultura do vinho – tanto que abriu uma vinícola chamada Pratum Coller – veja acima.

O tênis Nike Tiempo, tem a cor vinho com logotipo branco e o detalhe de quatro estrelas douradas no calcanhar (veja acima), em honra aos quatro títulos mundiais na Itália. No interior, o modelo simula a rolha de cortiça.
(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas baseado em São Paulo, Brasil, gosta de vinhos e de caminhar um pouquinho, mas não necessariamente de fazer as duas coisas ao mesmo tempo


2 comentários: