Pesquisar neste blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Conheça o grupo #winelover, a comunidade dos amantes do vinho no Facebook que leva as amizades online para a vida real


Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, participo de vários grupos de interesse no Facebook para saber das novidades do mundo da cultura do vinho, conhecer pessoas e divulgar as reportagens que publico aqui no blog In Vino Viajas. Um destes grupos é o #winelover (https://www.facebook.com/groups/169324946513268/ ), criado em fevereiro de 2012 pelo brasileiro radicado em Wellesley, Estados Unidos, Luis Winelover Alberto, atualmente seu CEO. Na foto abaixo um encontro na Sicilia, Itália.

Nascido na pequena cidade de Elias Fausto, próxima de Campinas, Luiz Alberto (foto abaixo) cresceu provando vinhos nos almoços da família italiana e se formou em Geografia pela Universidade de São Paulo – mas ao mesmo tempo estudava sobre vinhos. É Master of Wine pelo The Institute of Masters of Wine de Londres e associado do Circle of Wine Writers também sediado na Inglaterra.
Luiz Alberto é Embaixador do Vinho Italiano nos Estados Unidos certificado pela Vinitaly International e trabalha como jurado em competições internacionais e como educador a partir do TheWineHub, um portal com textos, jogos, eventos e produtos – veja aqui  http://thewinehub.com/home/

O Grupo #winelover é um dos mais sérios, atuantes e organizados dos quais participo no Facebook. Comprovei isso em junho de 2015 quando fiz uma pesquisa com profissionais em vários grupos de amigos do vinho para preparar uma palestra para um congresso em Portugal e o #winelover gerou mais respostas e todas muito qualificadas. Outro diferencial é que o grupo leva as amizades online para a vida real, organiza campanhas de combate ao câncer que podem mudar vidas e realiza encontros divertidos pelo mundo todo. E certamente ajuda o fato de que essas mobilizações são apoiadas por cerca de 35 Embaixadores #winelover e por 20.100 participantes de dezenas de países.

A campanha do câncer é baseada na venda de camisetas personalizadas pelo grupo – os modelos são escolhidos pelo voto. O objetivo da campanha, segundo Luís Alberto, é “arrecadar recursos para aumentar a consciência sobre os riscos e a prevenção do câncer de mama e de próstata e para encontrar potenciais doadores para pacientes com leucemia, através de vários canais do mundo do vinho como mostras, conferências e degustações.” 

Este tipo de atividade que é vastante comum no mundo real, praticamente não existe na indústria do vinho e poderia salvar muitas vidas através da sensibilização de alguns tipos de câncer de maneira precoce. Luís Alberto também destaca a importância do apoio emocional para aqueles que têm ou tiveram câncer: “Temos que fazê-los sentirem-se amados e mostrar que não estão sozinhos."

Os encontros presenciais (#winelover hangouts), como em Champanhe, França, na foto acima, permitem que os participantes – pessoas que só se conhecem pelo Facebook – possam realizar o principal objetivo do grupo: unir pela amizade pessoas de todo o mundo que compartilham paixão pelo vinho. E como o grupo é grande, com mais de 20.000 associados, os encontros são frequentes e em diversos países. As vezes apenas oito winelovers que têm blogues sobre vinhos podem representar milhares de leitores dentro de um elevador, como na brincadeira da foto abaixo.

Entre Fevereiro e Novembro de 2015 foram realizados cerca de 20 encontros em cidades como Londres, Gangnam, Roma, Marsala, Champagne, Paris, Estocolmo, Nova Iorque, Bucareste, São Paulo, Vipavska, Bordeaux, Mosel, Boston, Lisboa e Viena. Como diz Luís Alberto, “Um encontro #winelover é uma oportunidade incrível para descobrir novos vinhos e conhecer pessoas que amam o vinho como você.” Na foto abaixo parte do grupo visitando vinhedos na região vinícola do vulcão Etna, na Sicilia.

Atualmente são 35 Embaixadores credenciados, entre os quais o sueco Magnus Reuterdahl (foto acima) que afirma ser um verdadeiro viking e como tal se propõe a “esmagar seus inimigos e ouvir as lamentações de suas mulheres enquanto bebe vinho.” 

Brincadeiras a parte, ainda bem que existem outros Embaixadores do grupo mais simpáticos como as embaixatrizes Marinela Vasilica Ardelean, da Romênia, autora de um belo livro sobre vinhos (acima) e Kats Morse, da Suíça (também acima); a canadense Leeann Froese, de Vancouver e a sul coreana Mi Yeun Hong que mora na Itália, ambas nas fotos abaixo.

Faço um brinde a Luis #winelover Alberto, aos associados e Embaixadores do grupo, desejando a todos três coisas comuns a todos nós: Peace, Love e Wine – tim-tim!
 
(*) Rogerio Ruschel edita In Vino Viajas a partir de São Paulo, Brasil, e é um winelover convicto. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário