Pesquisar neste blog

domingo, 10 de novembro de 2013

Hoje, dia 10 de novembro, é o Dia Europeu do Enoturismo. Um brinde a isso.




Por Rogerio Ruschel (*)
Este ano se comemora a quinta edição do Dia Europeu de Enoturismo. A data foi criada pela Rede Européia de Cidades do Vinho (Recevin) em 2009 para congregar as milhares de pessoas que vivem da cultura do vinho em todo o continente europeu. 

Em dezenas de cidades de vários países, donos e funcionários de restaurantes, lojas, bodegas, vinhedos, museus, rotas do vinho e moradores de vilarejos e comunidades que têm na uva e no vinho grande aliado econômico, estão recebendo visitantes e amantes do vinho para confraternizar. 
Na rota do vinho de Ribeira Sacra vai ser feita uma caminha especial beirando os precipícios nas ladeiras dos vinhedos de Amandi no rio Sil (veja foto abaixo) e um passeio de trem turístico.
 Comemora-se este dia em quase toda a Europa. Na foto lá do inicio do post participantes da cadeia produtiva do vinho participantes da “Ruta del Vino de Rioja Alavesa”, na Espanha, se reuniram para dar um abraço aos visitantes.
Os turistas têm enoturismo o ano inteiro, mas este dia existe para lembrar que o enoturismo valoriza e promove o território, preserva e qualifica a cultura e estimula a economia. Precisa mais?

Por falar nisso, quando vamos ter um Dia do Enoturismo no Brasil?
Para ver a programação e o mapa das atividades em dezenas de cidades acesse - http://www.recevin.net/dia_europeo_enoturismo.php
Para acompanhar pelo Facebook acesse - https://www.facebook.com/recevineuropeanday
 (*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e acredita que todo dia pode ser um dia de enoturismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário