Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Wine Town Firenze: um exemplo de promoção de enoturismo

 
Rogerio Ruschel (*)

Neste fim de semana (17 e 18 de maio) doze das mais importantes propriedades históricas de Florença vão abrir mais uma vez seus quintais e jardins para a quarta edição do WineTown, o evento de grande sucesso que combina degustação de vinhos de qualidade com turismo cultural de alto nível (como ver o detalhe do Duomo, abaixo), shows e espetáculos.

 
Segundo consta, este tipo e promoção – que a partir do século XX passou a ser uma “ferramenta de marketing” – já era feita há centenas de anos em Florença. Nesta ilustração do século XV abaixo a fila é em torno do Duomo para ir a um evento religioso, mas bem que poderíamos dizer que é para degustar vinhos, não? Até porque reunia sacerdotes e monges, que são os grandes incentivadores de um bom vinhozinho...
 
Não é apenas uma oportunidade de provar vinhos toscanos, mas também para conhecer o centro histórico da cidade (detalhe, abaixo) que é transformado em um palco para espetáculos teatrais, musicais e culturais. Alguns produtores ainda oferecem workshops para os interessados.
 
As degustações acontecem nos claustros e jardins (alguns simplesmente fabulosos) de palácios nobres selecionados em três zonas da cidade: Oltrarno, Proconsolo e Signoria.
 
O turista, ou visitante, ou enófilo ou amante de shows compra um cartão (o Wine Card – veja na foto abaixo) por 15 Euros e tem o direito a cinco degustações de rótulos mundialmente aclamados de produtores como Marchesi Antinori, Consorzio Chianti Classico e Fattoria dei Barbi, ou de outros mais de 50 produtores. 
-->
OK, eu e você vamos perder a festa este ano, mas podemos nos agendar para o ano que vem, não? É sempre em maio. E por falar em se perder: que tal se perder em ruelas antipáticas de Firenze como esta aqui abaixo?

 
-->
(*) Rogerio Ruschel rruschel@uol.com.br - é jornalista de turismo e consultor especializado em sustentabilidade e foi a Florença por conta dele mesmo.




2 comentários: